Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil. ARISTÓTELES

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ESTUDANTES DO BRASIL E DO CHILE: QUE DIFERENÇA

Nossos estudantes bem que podiam assistir um pouco de noticiário de vez em quando, e iriam perceber o que está acontecendo no nosso vizinho Chile. Estudantes estão às ruas protestando pedindo mais investimentos na educação pública, e como em qualquer parte do mundo, inclusive no Brasil já ocorreu isso (tudo bem que foi há muito tempo), os jovens protestando funcionam como uma ignição para a sociedade como um todo que a partir destes movimentos estudantis começa a se mover também.

Não é necessário a quebradeira e confrontos com policiais, mas pelo menos ir para as ruas já seria um início formidável. Nossa educação a muito é completamente ignorada e tem uma gestão totalmente ignóbil, onde se considera não reprovar uma excelência, apesar de alunos no 9º ano mal conseguirem formular frases. Temos aportes de milhões em universidades federais que não figuram nem entre as 100 melhores do mundo (apesar de sermos a 8ª maior nação do planeta) e que tem desempenho pífio na elaboração de artigos acadêmicos reconhecidos internacionalmente. E paralelamente a isto temos uma educação de base medíocre, onde profissionais não são valorizados e milhões de brasileiros freqüentam apenas para se alimentar, e são formados com o único objetivo de ter o diploma de formação de grau, sem aprender o mínimo necessário para sua vida futura.

Temos motivos demais para manifestações caros estudantes, mas parece que como várias parcelas da sociedade brasileira vocês foram comprados, e o maior exemplo disso é a nossa tão famosa UNE que já foi símbolo de resistência à ditadura, já serviu de exemplo a gerações de estudantes em grêmios e Departamentos Estudantis, hoje está totalmente servil ao governo federal, e tem como principal missão SER UM ESTÁGIO PROBATÓRIO PARA TRABALHAR NO MINISTÉRIO DOS ESPORTES, reduto de ex-presidentes da UNE nos últimos anos.

Tornei-me eremita neste cerrado pois estudei na época que professores eram respeitados e tinham comprometimento com a educação, alunos reclamavam nas ruas e não eram manobrados tão facilmente, e o governo ... bem, o governo roubava também, mas não tão descaradamente e com tanta facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário