Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil. ARISTÓTELES

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ESCOLHAS E CONSEQUÊNCIAS

Porque os governantes têm que ter cuidado com o que fazem?  Com as atitudes que tomam, com os documentos que assinam, com as palavras que proferem.
Nós meros mortais aprendemos desde cedo que tudo que fazemos tem algum resultado, bom ou mau, mas tem, e são resultados que irão nos acompanhar por um bom tempo.
Quando somos crianças nossos pais tentam nos ensinar esta regra que vai valer para o resto das nossas vidas, tentam nos passar conhecimento através de exemplos, já que crianças normalmente pela idade que tem aprendem melhor desta forma, e não são poucos os exemplos e lições que tiramos deles em nossas vidas quando damos nossos primeiros passos. É sua mãe falando para não comer todos os doces que vai dar dor de barriga, e fatalmente dará, ou o pai falando para não subir naquele móvel que você pode cair, e acaba caindo mesmo, mas faz parte da vida e de nossas experiências que levaremos para o resto de nossas vidas. O interessante nestas lições não é aprender a quantidade de doces que você pode comer ou o móvel que você pode subir e sim que todas as atitudes que você toma tem um resultado, isso mesmo todas, e que podemos escolher o que fazer mas temos que colher o resultado de nossas escolhas.
Estamos adotando uma política externa que tem trazido de todas as partes do mundo bandidos, pedófilos, criminosos de toda espécie que são procurados em seus países quem vem para nossa terra maravilhosa não apenas atrás de nosso clima, ou de nosso carnaval, mas sim de uma fiscalização fraca quanto a estrangeiros e claro atrás de exemplos (mais uma vez os exemplos) de impunidade e legislação benéfica a todo tipo de mal elemento, ao contrário do que ocorreria em suas terras natais onde provavelmente sentiriam o peso da lei.
Casos como o de Cesare Battisti e Ronnie Biggs (o ladrão do trem pagador em Londres) repercutem mundialmente mostram nosso país como um perfeito esconderijo. Quantos filmes mostram o Brasil como perfeito esconderijo? Como exemplos mais recentes temos Alpha Dog e Velozes e Furiosos 5, que nos mostram como local perfeito para viver escondido após cometerem crimes em seus países.

E alguns pensamentos ecoam em minha cabeça o tempo todo quando tocamos nesse assunto: O QUE GANHAMOS MANTENDO ESSES PROCURADOS EM NOSSO PAÍS, A QUEM INTERESSA TERMOS ESTA FAMA DE BENEVOLENTES PARA COM CRIMINOSOS DE OUTROS PAÍSES. PORQUE QUANDO BIGGS, BATTISTI E TANTOS OUTROS, QUANDO PRESOS NÃO FORAM LOGO EXTRADITADOS? NÃO TEMOS NEM COMO MANTER NOSSOS PRESOS, MILHARES DE PESSOAS JÁ CONDENADAS ESTÃO SOLTAS POR FALTA DE VAGAS EM NOSSOS PRESÍDIOS, ENTÃO POR QUÊ?
Esta semana mais um procurado, desta vez pela justiça americana, foi detido em terras tupiniquins, trata-se de Kenneth Craig que é acusado de abusar sexualmente de dois menores nos EUA. Estava morando no Rio de Janeiro desde 2010. O pedófilo foi preso devido a uma denúncia anônima feita a Polícia Federal. Craig chegou a ser detido ano passado pela PF, mas foi solto, já que segundo a instituição não teriam informações sobre ele quando foi preso.
Somos uma nação livre, democrática, e temos que mudar este estigma de paraíso para os procurados internacionais, temos que ser rápidos e eficientes na identificação, prisão e deportação de criminosos, vamos mudar esse círculo vicioso mostrando que nosso país não é mais um bom refúgio para o fim de suas carreiras delituosas.
Apesar de anos deste status de covil internacional, temos que começar em algum momento a mudar este panorama, que tal começarmos agora, lembrando dos exemplos de nossos pais, de que tudo tem uma conseqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário