Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil. ARISTÓTELES

domingo, 10 de julho de 2011

NECESSIDADES BÁSICAS DE UMA SOCIEDADE



Os políticos no Brasil já não convencem há muito tempo, são a categoria mais desprestigiada do país, e não é sem motivo, roubalheira generalizada, falta de compromisso e ética, nepotismo em todos os níveis, enriquecimento ilícito, além de se acharem acima das leis que eles mesmo criam. E eventualmente vejo em noticias nos meus apetrechos eletrônicos que algum deputado ou senador está com algum projeto de lei de “suma importância para a nação”. Parece brincadeira, mas não é que com tantos problemas no país, tem senador preocupado com jogos eletrônicos ofensivos.

Um senador de Rondônia apresentou um projeto de lei que propõe que fabricação, importação, distribuição, manutenção em depósito e comercialização de jogos de videogame ofensivos seja enquadrada como crime. Fiquei estarrecido, já que crimes violentos como homicídio e crimes que lesam a população como os crimes de colarinho branco são mal investigados e quando o autor do crime é encontrado apenas os pobres são punidos pois não conseguem recorrer por anos a fio.

Deveria haver uma cartilha mostrando como diferenciar necessidades básicas de outras que podem ser resolvidas há seu tempo. No nosso país temos uma lista de necessidades básicas que deixaria qualquer gestor de multinacional de cabelos em pé. Nosso sistema de saúde público é péssimo, nossos planos de saúde são mal fiscalizados, nossas estradas são mal cuidadas e pessimamente sinalizadas (as que possuem pavimentação), nosso sistema de transportes está à beira de um caos, presídios superlotados, leis desatualizadas, impostos elevados sem o devido retorno para a população, e por aí vai.


Então percebesse que não faltam problemas para a classe política brasileira tentar resolver, mas aí aparecem estes defensores da educação comportamental das crianças com seus discursos inflamados, de que os jovens são o futuro do país. E não que não seja importante, realmente é de suma importância a educação dos jovens, mas será que os pais dessas crianças não poderiam arcar com essa tarefa? Educar bem é educar com exemplos onde os jovens aprendem vendo como seus pais agem e são.

E exemplo meus caros, não são o forte da classe política e dirigente brasileira, pelo menos da grande maioria, ainda não.

Ainda aqui meditando, às vezes sorrindo com as notícias que leio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário